A CERTEZA DA GRAÇA E DA SALVAÇÃO.
Rev. João França
A confissão de fé de Westminster,
padrão de fé da Igreja Presbiteriana, possui duas doutrinas muito preciosas
para nós cristãos reformados e bíblico, os capítulos são o capítulo 17 que
trata da doutrina da Perseverança dos Santos e o capítulo 18 trata da Certeza
da Graça e da Salvação. Nesta breve palavra desejo-lhes apresentar a questão da
certeza da graça e da salvação, doutrina esta fundamentada nas Escrituras
Sagradas e apresentadas na CFW. O capítulo 18 da CFW sumariza três verdades
sobre este assunto:
1. A possibilidade da segurança (seção 1)
2. O fundamento da segurança (Seção 2)
3. O cultivo da segurança (seção 3)
4. Renovação da segurança (seção 4)
Na seção 1ª a CFW nos apresenta uma
tríplice possibilidade, as saber: (I) A possibilidade de falsa segurança; (II)
a possibilidade da verdadeira segurança; (III) A possibilidade de falta de
segurança.
Aqui estamos diante de verdades
importantes para a nossa vida cristã. A
grande questão é como podemos considerar a irmandade daqueles que não professam
crer nas mesmas verdades que nós? Bem, a nossa CFW que não é exclusivista, bem
como todo o presbiteriano não é, advoga que há sim uma forma como considerar a
irmandade e como lidar coma estas questões. Quando olhamos para a nossa CFW e a
para Bíblia vemos que em muitos casos há pessoas que pensam serem salvas e não
são! Estão em nossos arraias e não são – a Confissão de fé vai chamar isso de
falsa segurança; por isso, há a necessidade de estamos vigiando o nosso coração
(Jeremias 17.9 e Mateus 7.23)
A segunda consideração que a
primeira sessão da CFW nos coloca é o da “possibilidade da verdadeira segurança” - aqui somos alentados em saber que esta possibilidade
só é possível em Cristo! Se alguém confia unicamente em Cristo para sua
salvação, sim, ele é salvo, não importa se é calvinista ou não! Ele pode ser
salvo e ter uma segurança de sua salvação; conquanto, em temos doutrinários
calvinista e Arminianos não professem as mesmas verdades (os chamados cinco
pontos) se ambos centralizam sua vida e fé na pessoa de Cristo, ambos têm Cristo
como Senhor, eles possuem “verdadeira segurança em Cristo” 2ª Pedro 1.10 é alentador
neste sentido. Uma terceira possibilidade presente na CFW é a possibilidade da
falta de segurança. Aqui tem sido um ponto crucial. Sabemos que há aqueles irmãos
de tradição arminiana, com quem convivemos, que por mais que se fale para eles
a respeito da perseverança dos santos, eles não creem, não aceitam e ainda julgam
como doutrina demoníaca, porém quando olhamos para a vida piedosa deles vemos,
que eles são de fato crentes em Jesus Cristo; esta ausência de consciência da
graça salvadora e da certeza salvadora pode atingir inclusive calvinista. Como?
Sua ausência aos meios de graça, aos cultos, ou não está de baixo da pregação da Palavra
de Deus. Tem esta certeza muitas vezes enfraquecida, diminuída. A ausência de
consciência da certeza de salvação é comum quando não se nutre a vida
espiritual do cristão, seja ele de vertente arminiana ou calvinista. Conquanto
não existe um laço de irmandade entre arminianos e calvinista do ponto da doutrina; ainda, assim existe um laço
na pessoa e na obra do redentor Jesus Cristo. E, a doutrina aqui enunciada nos
lembra sempre isso!
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