JOEL
Pr.
João Ricardo Ferreira de França*
I – QUESTÕES INTRODUTÓRIAS
O nome deste profeta na língua original é “יוֹאֵ֖ל (yoe’l)” cujo sentido é “eu sou
Deus”[1] ou
“Yahweh é Deus” temos poucas informações sobre ele. Somos informados que o nome
de seu pai é “פְּתוּאֵֽל (pethuel)” nome que tem o sentido de “persuadido por Deus”[2] (Joel
1.1). Ele morou e profetizou para Judá (Reino do Sul). Alguns comentaristas
sugerem que ele tenha sido sacerdote ou que tinha “um vínculo oficial com o
templo”[3]Isto
porque no seu livro há muitas referências ao “ofício Sacerdotal”[4]
O erudito Judeu Ibn Ezra
“considerava impossível saber quando foi escrita esta obra”[5] Calvino
é de opinião similar ao declarar que “o tempo no qual ele [Joel] profetizou é
incerto”[6] outro
escritor informa que “as datas propostas para o ministério de Joel e para a
redação de seu livro variam desde o início do nono século a.C.”[7] As datas
para a escrita do livro variam de 830 a.C até 325 a.C. E o período adequado
para situar a profecia é no reinado de Joás.[8]
A terceira verdade a ser estudada é a questão “qual é
a finalidade da profecia de Joel?”
resposta “advertir a nação sobre a necessidade de humildade e
arrependimento, bem como sobre a certeza do julgamento vindouro.”[9]
II – O CONTEXTO DE JOEL
Vimos no estudo sobre Oséias que
Samaria / Efraim (reino do Norte) havia se corrompido com a idolatria aos
bezerros de outros[10] e que
Judá ainda mantinha fidelidade na adoração a Yahweh; entretanto, Judá caiu no
mesmo pecado que Samaria. Como isso ocorreu? Existiu um rei em Judá cujo nome
era Acazias considerado um total fracasso político e religioso (2º Crônicas
22.1-2) sua mãe chamava-se Atalia que era uma nortista (do reino do Norte) idólatra
e orientara o Rei Acazias para o mal (22.3).[11] Acazias
em uma aliança desesperada com o Norte decide ir à guerra contra a Síria o
cronista informa que esta era a “vontade de Deus” (2º Crônicas 22.7), mas o Rei
acabou morto e não deixou descendente para ascender ao trono. Sua mãe de modo
maquiavélico aniquilou toda extirpe real de Judá (2º Crônicas 22.10) e assim,
ela usurpou o trono de Judá (2º Crônicas 22.12).
Na matança que a mãe de Acazias
havia promovido em Judá a filha do rei Jeosabeate esposa do sacerdote Jeoiada
salvou a vida de um bebê chamado Joás. (2º Crônicas 22.11).
O golpe de estado fez com que uma nortista (do reino
do norte) reinasse sobre Judá (reino do sul), e uma situação irônica uma mulher
se sentou no trono de Jerusalém, e não era da descendência de Davi.
O reinado de Atalia durou sete anos
(2º Crônicas 23.1) e o menino Joás passou a reinar com sete anos, mas claro que
ele não reinava e sim o sacerdote Jeoiada e quando este morreu foi sepultado
como um rei (2º Crônicas 24.16), mas lamentavelmente, após a morte de Jeoiada,
os príncipes de Judá, já infectados pelo mal da idolatria, levaram o rei Joás
para a idolatria. (2º Crônicas 24.17,18).
Somos
informados pelo redator do livro de Reis que Joás era um bom rei, enquanto o
sacerdote estava vivo, entretanto, ele não conseguira remover completamente a
idolatria da nação (2º Reis 12.1-3), mas acabou sendo assassinado pelos seus
servos (2º Reis 12.20,21). E foi um homem que não inspirou seus súditos a
tributar-lhe honra, pois não foi sepultado como rei (2º Crônicas 24.25).
Lembremos que Joás de maneira maquiavélica mandara matar Zacarias, filho do
sacerdote Jeoiada, a quem o rei devia muito do que possuía. (2º Crônicas 24.20-22).
O reino do Sul estava enfrentando
uma grande crise econômica devido a dois grandes problemas: a seca e a praga de
gafanhotos. A seca é descrita no capítulo 1.20 e a praga dos gafanhotos apresentada
no capítulo 1.4, para aquela comunidade que vivia da agricultura e da criação
de ovelhas e gados, era sinal de uma grande calamidade.
A praga de gafanhotos é bastante
discutida pelos eruditos em Antigo Testamento, isto porque parece que o
capítulo 1.4 indica que foi algo incomum, diante deste fato surgiram uma
variação de interpretação para o fenômeno entre os hermeneutas da profecia de
Joel um comentarista sobre os livros proféticos aborda este tema tecendo os
seguintes comentários:
Qual é a interpretação do gafanhoto, em 2.1-11? Três
interpretações são oferecidas: (1) a interpretação alegórica – conforme
esta ideia, os gafanhotos se referem a exércitos inimigos que constantemente
invadiam Judá para despojá-lo de seus bens; (2) A interpretação apocalíptica
– segundo esta, os gafanhotos simbolizavam os exércitos terrenos que
lutarão na última batalha, como se vê em Apocalipse 9 (3) A interpretação
atual ou histórica – segundo ela, os gafanhotos foram reais, literais, Joel
os viu descer numa nuvem sobre a vegetação da terra para devorá-la. Sem dúvidas
esta interpretação é a mais correta e satisfatória.[12]
Houve uma grande seca aponto da vegetação que estava
seca arder em fogo (Joel 1.19-20). E o resultado disso era a grande fome
reinando em Judá. (Joel 1.10-12, 17). Entretanto, estes dois eventos
calamitosos foram resultados da desobediência à Lei de Deus; pois, Yahweh já
havia pronunciado antes um juízo dessa natureza àqueles que abandonam seus
mandamentos e estatutos (Deuteronômio 28.15,23-24). O pastor Isaltino nos
lembra que “a idolatria de tantos anos e que recebeu estímulos de Joás, recebia
sua paga”[13]
O profeta Joel via nessas ações ecológicas a ação de
Deus produzindo a escassez sobre a nação. Deus não tolera o pecado do seu povo
e age contra o mal da idolatria reinando em Judá. Isso revela-nos que Deus é
Senhor de todas as esferas da existência humana.[14]
III – ASPECTOS TEOLÓGICOS DA PROFECIA DE JOEL.
3.1 – O dia do Senhor [Joel 1.15; 2.1,11; 3.14]
O conceito predominante na profecia de Joel é “o dia
do Senhor” a expressão hebraica “יוֹם־יְהוָ֖ה ” [Yom-Yahweh] é
necessário esclarecer que aqui não se trata do dia de adoração. Para os judeus
este dia seria o dia em que Israel seria vitorioso na terra, um dia em que
haveria uma intervenção divina em seu benefício; entretanto, este não era o
sentido do uso do termo nos dias de Joel.
O conceito encerrado na expressão hebraica surge
inicialmente na profecia de Amós 5.18-20. Percebe-se que o dia do Senhor na
profecia dos profetas menores tem um aspecto escatológico significativo de
julgamento divino. Mas, há profetas que usam o termo na estrutura escatológica
positiva como é o caso de Isaías no capítulo 2.1- 4 onde a expressão indica
claramente uma referência aos dias do Messias; entretanto, o dia do Senhor em
Isaías assume uma tônica negativa no capítulo 13 descrevendo o juízo divino
contra a Babilônia.
Agora em Joel a expressão “o dia do Senhor” tem
sempre uma evocação negativa apontando para o juízo divino sobre o povo. Este
dia, segundo a profecia de Joel, é um dia de trevas (Joel 2.1-2). A expressão
um “povo grande e poderoso” é uma referência as nuvens de gafanhotos e a
narrativa segue apresentando a marcha dos gafanhotos devastando tudo. Um
comentarista oferece uma exposição interessante deste ponto:
A descrição da praga segue, mas há uma mudança
dramática: com imagens poéticas vivas, o profeta compara os gafanhotos a um
exército invasor. Esse ataque é tão terrível que de alguma forma deve
relacionar-se com o Dia do Senhor (vv. 1, 11), já anunciado (1.15). O exército
de gafanhotos é a linha de frente, e a revelação plena da ira de Deus seguirá
em comboio. Os gafanhotos são reais, não figurados. Mas a própria
realidade e tão surpreendente que traz insinuações de uma realidade ainda
maior: o exercício divino do juizo universal.[15]
E este juízo torna-se mais
emblemático na linguagem dramática em forma poética em relação aos elementos
cósmicos descritos no capítulo 2.31, a linguagem empregada aqui “ transmite as
imagens e os odores da batalha, enquanto o Senhor faz guerra contra Seus
inimigos, deixando tropas ensangüentadas, cidades queimadas e destroços
fumegantes em Seu rastro (cf. Is 34.5-10; Ez 32.6,7; 38.22, onde a destruição
de Edom, Egito e Gogue e descrita em termos de sangue e fogo)”[16].
Vale salientar que “O sol escurecido
e a lua em cor de sangue fazem lembrar os efeitos das nuvens de
gafanhotos descritas em 2.10.”[17], mas na
passagem aqui refere-se a um evento escatológico a cumprir-se indicando os fins
dos tempos. Entretanto, deve-se ressaltar que o sentido pretendido deve ser
encarado “como descrições dramáticas de uma batalha que provoque uma fumaça tão
espessa que os próprios luzeiros celestes fiquem obscurecidos.”[18]
3.2 – Chamada ao Arrependimento [ Joel 2.12-17]
A
doutrina do arrependimento é evocada na profecia de Joel. Aqui nós ficamos
cientes de que “se o povo se convertesse, talvez Deus se arrependesse, diz
Joel”.[19] Schökel
lembra-nos que “a catástrofe nacional incita a una atitude de conversão
profunda, interior, manifestada externamente na jornada de jejum e
arrependimento para suplicar a compaixão divina”.[20] O texto
fala de um “arrependimento de Deus” o que isso significa? Aqui se trata de uma
antropopatia (atribuir sentimentos humanos a Deus) a palavra hebraica usada
aqui para este arrependimento é “נִחָ֖ם ”[naham] esta palavra tem dois sentidos básicos: (1)
“Conforto e consolo” o verbo é usado para “ser confortado na pederda” (2)
“sentir muito arrepender, mudar de mente” e “em muitos casos, a “a mudança” de
opinião do Senhor é uma reação graciosa a fatores humanos” e por outras vezes a
palavra nos levar a inferir que a “mudança se deva a sentimentos de compaixão
por uma pessoa ou povo.”[21] A ideia
aqui é “de respirar profundamente”, com
o foco de um profundo sentimento de tristeza. E, aqui é uma promessa em
resposta a reação do povo em relação à conversão.
A
chamada ao arrependimento era em tom da mais extrema urgência as trombetas
tinham que ser tocadas (Joel 2.15) e sua necessidade era dramática conforme
lemos que até as crianças de peito deveriam está presentes na convocação solene
para esta necessidade (Joel 2.16) todo o povo é chamado a arrepender-se. No
verso 17 vemos que os pastores do povo (os sacerdotes) deveriam orar e lamentar
pelo pecado da Igreja do Antigo Testamento e clamar perdão perante Yahweh. No
capítulo 1.13-14 esse clamor já fora exigido em termos dramáticos, deveria ser
uma oração sincera demonstrando genuíno arrependimento.
Na
cultura hebraica os lutos e arrependimentos eram demonstrados publicamente por
meio do rasgar as vestes e no humilhar-se no pó e na cinza, entretanto, a
atitude exigida na profecia de Joel não é externa, mas interna (Joel 2.13). O
vocábulo “coração” que é usado pelo profeta nesta passagem é “לֵבָב”[lebab] não refere-se aos
sentimentos como nós da cultura ocidentais pensamos, ela “abrange tudo o que
atribuímos à cabeça e ao cérebro: a faculdade cognoscitiva, a razão, a
compreensão, o entendimento, a consciência”[22] e tudo
relacionado a este campo.
3.3 – O Cumprimento da Promessa divina de restauração [Joel 2.18-27]
Quando o povo da aliança
arrepende-se diante de Deus. Ele cumpre a sua promessa de abundância prometida
na porção bíblica anterior. Este cumprimento da promessa está ligado
inevitavelmente ao arrependimento do povo. O comentarista Hubbard tece os seguintes
comentários:
O versículo 18 é o ponto decisivo do livro. De 1.2 a
2.11, o tema era a invasão de gafanhotos, com todas suas alarmantes insinuações
do Dia do Senhor. A graça, ofertada em 2.12-17, marca a transição do juízo para
a restauração. O versículo 18, a narrativa de introdução do profeta para o
discurso de salvação de Javé a partir do versículo 19, começa a delinear essa
restauração com suas implicações tanto locais quanto cósmicas, tanto imediatas
quanto futuras. Devemos presumir que, entre os versículos 17 e 18, o convite e
as ordens dos versículos 12 a 17 foram aceitos e obedecidos.[23]
Esta
passagem supracitada revela-nos que o povo tendo “ouvido o chamado ao
arrependimento e se convertido”[24], Yahweh
mudou o destino deles.Que conseqüências reais são trazidas pelo arrependimento
genuíno do povo nos dias de Joel?
a) As
lavouras voltariam a produzir (Joel 2. 19)
b) A nação
não seria alvo dos escárnios das nações vizinhas (Joel 2.19b)
c) Os
gafanhotos seriam retirados (Joel 2.20)
d) O povo
teria conhecimento de Deus ( Joel 2.27)
Isso tudo seria o resultado de um arrependimento
sincero e contrito perante Deus. Nada do que foi esboçado acima havia
acontecido ao povo, entretanto, havia uma promessa de que isso ocorreria em
breve no momento em que o povo abandonasse seu pecado.
3.4 – O Papel do Espírito Santo na Profecia de Joel [Joel 2.28 a 3.1-5 – última porção no Texto Hebraico]
Joel desenvolve, em sua profecia,
uma teologia pneumatológica significativa que trata do derramamento universal
do Espírito Santo sobre o povo do pacto. O arrependimento demonstrado pelo povo
“ensejou a restauração, um trato novo de Iahweh com o povo” e o conteúdo deste
novo pacto consiste no fato de que o “Espírito será derramado sobre toda a
carne”.[25]
Na pericope, que é objeto de nosso
estudo neste momento, acima mencionada temos o tema da universalidade da ação
do Espírito de Deus. Isso aqui é importante, pois, nos tempos do Antigo
Testamento o Espírito divino era dado apenas uma elite bem seleta. E o desejo
de Moisés conforme expresso em Números 11.29 encontra-se, de certo modo,
manifestado aqui nesta passagem. O grande profeta do Antigo Testamento gostaria
que o Espírito Santo fosse partilhado com todo o povo do pacto, isto porque,
conforme afirmamos acima, naquele tempo apenas a elite religiosa tinha a ação
do Espírito de Deus sobre suas vidas, por exemplo:
a) Os
Juízes (Juízes 6.34)
b) Os Reis
(1º Samuel. 10.6,10)
c) Os
profetas (Isaías 61.1; Miquéias 3.8)
d) Eventualmente
o Espírito vinha sobre outras pessoas como é caso de José onde o Faraó reconheceu
nele a ação do Espírito de Deus (Gênesis 41.38).
Mas, “agora cada pessoa do povo de Deus se tornará
profeta, e o desejo de Moisés será cumprido”.[26] Aqui Joel salienta que Deus dará o seu “espírito a todos, sem
distinção”, quebrando as seguintes barreiras:
1. A
barreira da idade (velhos e jovens);
2. A
barreira social (escravos e escravas);
3. A
barreira de sexo [gênero] (filhas e filhos).[27]
O profeta encerra a sua profecia apresentando a
linguagem poética da profecia sobre prodígios nos céus e na terra. Bem como
“sangue e fogo, colunas de fumaça, o sol convertido em trevas e a lua em
sangue”.[28]
Estes elementos cósmicos formam o corpo da mensagem
profética apontando para o juízo sobre os rebeldes ao pacto e as nações
inimigas. Devemos considerar que “sol” e
“lua” tem seus precedentes nas Escrituras como luzeiros que governam, ou
seja, que regem o mundo (Gênesis
1.14-16); no progresso da revelação estes elementos cosmológicos são usados
para representar as autoridade e governantes terrenos.
A literatura
profética do Antigo Testamento está sobeja desses exemplos, conforme vemos em
Isaías 13:9-10; esta passagem trata especificamente da queda do império
Babilônico. Outra passagem das escrituras que evoca o mesmo vocabulário
poético-profético está em Amós. 8.9 quando profetiza a ruína de Samaria (Israel
/ reino do Norte). E o último exemplo é o de Ezequiel 32:7-8
quando profetiza contra o Egito.
Os eventos aqui
profetizados (assombrosos - sol em
trevas, lua em sague) não se cumpriram literalmente, mas de forma poética e
profética sim, porque as luzes desses reinos se apagaram, e suas vidas foram
findas em sangue.
A profecia de Joel encontra lugar de predição em
cumprimento no dia de Pentecoste no que tange a efusão do Espírito Santo (Atos
2); entretanto, as descrições dramáticas dos elementos cósmicos (sol em trevas,
lua em sangue) faz alusão a intervenção divina para livrar Israel (no tempo de
Joel) das nações inimigas; bem como tem um elemento escatológico norteador que
diz respeito ao juízo de Deus sobre Israel que rejeitara o messias e não
acolheram a redenção de Yahweh.
1. CALVINO, João. Joel.
Tradução: Vanderson Moura da Silva, Brasília: Editora Monergismo, 2008.
2. FILHO, Isaltino
Gomes Coelho. Os Profetas Menores I –
Oséias, Joel, Amós, Obadias e Jonas. Rio de Janeiro: JUERP, 2009.
3. HUBBARD, David
Allan . Joel e Amós : introdução e comentário, Tradução: Márcio Loureiro
Redondo. São Paulo: Edições Vida Nova, 1996.
4. KAISER, JR,
Walter C. O plano da promessa de Deus : teologia bíblica do Antigo e Novo
Testamentos. Tradução: Gordon Chown, A. G. Mendes, São Paulo: Vida Nova,
2011.
5. SCHOKEL, Luis
Alonso.; DIAZ, J. L. SICRE, Profetas - Introducciones y comentario, Volume
II Madrid: Ediciones Cristiandad, 1980.
6. STORNIOLO, Ivo;
BALANCIN, Euclides Martins. Bíblia Sagrada – Edição Pastoral. São Paulo:
Paulus, 1990.
7. VANGEMEREN,
Willem A. Novo Dicionário Internacional
de Teologia e Exegese do Antigo Testamento, Tradução: Afonso Teixeira Filho e outros. São
Paulo: Editora Cultura Cristã, 2011.
8. WOLFF, Hans. Antropologia
do Antigo Testamento. São Paulo: Edições Loyola, 1975.
9. YATES, Kyle. Predicando
de los Libros Proféticos. El Paso: Casa Bautista de Publicaciones, 1964.
10. YOUNG, Edward J.
Introdução ao Antigo Testamento. São Paulo: Vida Nova, 1964.
* O autor
deste estudo é Ministro da Palavra pela Igreja Presbiteriana do Brasil. Formado
em Teologia Reformada pelo Seminário Presbiteriano do Norte (SPN) em Recife –
PE.
[1] FILHO, Isaltino Gomes
Coelho. Os Profetas Menores I – Oséias, Joel, Amós, Obadias e Jonas. Rio
de Janeiro: JUERP, 2009, p.57.
[2] Idem
[3] HUBBARD, David Allan . Joel e Amós : introdução e
comentário, Tradução: Márcio Loureiro Redondo. São Paulo: Edições Vida
Nova, 1996, p.32
[4] FILHO, Isaltino Gomes
Coelho. Os Profetas Menores I – Oséias, Joel, Amós, Obadias e Jonas. Rio
de Janeiro: JUERP, 2009, p.57.
[5] SCHOKEL, Luis Alonso.; DIAZ, J. L. SICRE, Profetas
- Introducciones y comentario, Volume II Madrid: Ediciones Cristiandad,
1980, p. 924
[6] CALVINO, João. Joel. Tradução: Vanderson Moura
da Silva, Brasília: Editora Monergismo, 2008, p.13
[7] HUBBARD, David Allan . Joel e Amós : introdução e
comentário, Tradução: Márcio Loureiro Redondo. São Paulo: Edições Vida
Nova, 1996, p.27.
[8] KAISER, JR, Walter C. O plano da promessa de Deus :
teologia bíblica do Antigo e Novo Testamentos. Tradução: Gordon Chown, A.
G. Mendes, São Paulo: Vida Nova, 2011,
p.167
[9] YOUNG, Edward J. Introdução ao Antigo Testamento. São
Paulo: Vida Nova, 1964, P. 220.
[10]
Para ter acesso a este estudo solicite uma cópia via: joaoricardoferreiradefranca@hotmail.com
[11]
Veja-se FILHO, Isaltino Gomes Coelho. Os Profetas Menores I – Oséias,
Joel, Amós, Obadias e Jonas. Rio de Janeiro: JUERP, 2009, p.58-59
[12]
YATES, Kyle. Predicando de los Libros Proféticos. El Paso: Casa Bautista
de Publicaciones, 1964, p.276.
[13]
FILHO, Isaltino Gomes Coelho. Os Profetas Menores I – Oséias,
Joel, Amós, Obadias e Jonas. Rio de Janeiro: JUERP, 2009, p.58-59
[14] idem
[15] HUBBARD, David Allan .Joel e Amós :
introdução e comentário, Tradução: Márcio Loureiro Redondo. São Paulo:
Edições Vida Nova, 1996, P, 61.
[16]
HUBBARD, David Allan .Joel e Amós : introdução
e comentário, Tradução: Márcio Loureiro Redondo. São Paulo: Edições Vida
Nova, 1996, P, 81.
[17]
Ibid, p.82
[18] Idem.
[19]
FILHO, Isaltino Gomes Coelho. Os Profetas Menores I – Oséias,
Joel, Amós, Obadias e Jonas. Rio de Janeiro: JUERP, 2009, p.67.
[20]
SCHOKEL, Luis Alonso.; DIAZ, J. L. SICRE, Profetas
- Introducciones y comentario, Volume II Madrid: Ediciones Cristiandad,
1980, p. 927
[21]VANGEMEREN, Willem A. Novo Dicionário Internacional de Teologia e Exegese
do Antigo Testamento, Tradução: Afonso
Teixeira Filho e outros. São Paulo: Editora Cultura Cristã, 2011, p.
84-85.
[22]
WOLFF, Hans. Antropologia do Antigo Testamento. São Paulo: Edições
Loyola, 1975, p.76.
[23]
HUBBARD, David Allan .Joel e Amós : introdução
e comentário, Tradução: Márcio Loureiro Redondo. São Paulo: Edições Vida
Nova, 1996, p. 70.
[24]
FILHO, Isaltino Gomes Coelho. Os Profetas Menores I – Oséias,
Joel, Amós, Obadias e Jonas. Rio de Janeiro: JUERP, 2009, p. 71.
[25]
Ibid, p.74
[26]
HUBBARD, David Allan .Joel e Amós : introdução
e comentário, Tradução: Márcio Loureiro Redondo. São Paulo: Edições Vida
Nova, 1996, p. 79.
[27]
STORNIOLO, Ivo; BALANCIN, Euclides Martins. Bíblia Sagrada – Edição Pastoral.
São Paulo: Paulus, 1990, p.1121 (comentário sobre Joel 3.1-5)
[28]
FILHO, Isaltino Gomes Coelho. Os Profetas Menores I – Oséias,
Joel, Amós, Obadias e Jonas. Rio de Janeiro: JUERP, 2009, p. 77
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