Pular para o conteúdo principal

O QUE É O CENTRO DE ESTUDOS PRESBITERIANO

O que é o Centro de Estudos Presbiteriano?

Além de ser uma pasta de arquivos do meu Computador. Consiste em um projeto que visa trazer conhecimento bíblico aos crentes que não tem acesso a uma boa formação ou informação bíblico-teológica.
Quando surgiu o CEP?
Ele surgiu no ano de 2000 quando havia completado um ano de filiar-me à Igreja Presbiteriana do Ibura em Recife - PE. Na ocasião trabalhava na catequização dos adolescentes da nossa igreja. E ai surgiu a ideia de formar um grupo de Estudos todos os domingos à tarde. Estudar o quê? Bem, decidi que deveria estudar os símbolos de fé da Igreja Presbiteriana do Brasil. Como presidente da UMP da igreja local eu convoquei toda a mocidade para comparecer às aulas, nesta ocasião chamei o meu amigo Heitor Alves, que era vice-presidente da mocidade, ele prontamente aceitou, em seguida convidei o Diácono Noberto Júnior para estar também no projeto nos auxiliando.
Os estudos foram divididos em duas ordens: 1) Heitor Alves ficaria com o ensino da Confissão de Fé de Westminster; e 2) Eu ficaria com o Breve Catecismo de Westminster, e às vezes o Diácono Noberto Jr. Ficaria na reserva caso tanto o Heitor quanto eu não pudesse comparecer às aulas. Bons, tempos aqueles! Ali comecei a esboçar as primeiras aulas que formariam muitos alunos para fazer profissão de fé e batismo.
Naquelas tardes de domingo nascera o Centro de Estudos Presbiteriano. Que crescia com a presença dos alunos que começavam a se interessar pela Teologia Reformada. Começamos a produzir uma revista - Herança Reformada - pena que somente ficou com um exemplar. Depois, o Mocidade News; mas, por circunstâncias alheias a mim o CEP parou de ser geograficamente localizado; e seguiu sendo móvel até hoje - o CEP não tem uma sede específica, um local específico, mas tem um objetivo definido: A Glória de Deus!
No CEP já produzi vários textos, artigos e apostilas. Temos textos que falam sobre "Os pilares da Fé Reformada"; "Introdução ao Espírito Santo no Antigo e Novo Testamento"; "A visão Reformada dos Primeiros Capítulos do Gênesis"; "Exposição aos Dez Mandamentos"; "A oração no Ensino de Calvino"; "A Reforma Radical - Uma introdução Histórica-dourinária"; "Estudos na Confissão de Fé de Westminster"; "A Teologia do Profeta Isaías"; "A Perspectiva do Dia do Senhor na Profecia de Obadias"; "A Eucaristia na Reforma Protestante"; "Os Símbolos de Fé No Presbiterianismo"; "Introdução à Hermenêutica Bíblica"; "A Doutrina da Salvação no Presbiterianismo"; "O Pentecostalismo e Neo-Pentecostalismo"; "Estudando o Credo Apostólico"; etc.
Prof. João Ricardo Ferreira de França
Presidente e Fundador 
do  Centro de Estudos Presbiteriano

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O PROFETA JOEL

JOEL
Pr. João Ricardo Ferreira de França* I – QUESTÕES INTRODUTÓRIAS1 - O Nome do Autor: O nome deste profeta na língua original é “יוֹאֵ֖ל(yoe’l)” cujo sentido é “eu sou Deus”[1] ou “Yahweh é Deus” temos poucas informações sobre ele. Somos informados que  o nome  de seu pai é “פְּתוּאֵֽל (pethuel)” nome que tem o sentido de “persuadido por Deus”[2] (Joel 1.1). Ele morou e profetizou para Judá (Reino do Sul). Alguns comentaristas sugerem que ele tenha sido sacerdote ou que tinha “um vínculo oficial com o templo”[3]Isto porque no seu livro há muitas referências ao “ofício Sacerdotal”[4] 2 - Data do Livro:             O erudito Judeu Ibn Ezra “considerava impossível saber quando foi escrita esta obra”[5] Calvino é de opinião similar ao declarar que “o tempo no qual ele [Joel] profetizou é incerto”[6] outro escritor informa que “as datas propostas para o ministério de Joel e para a redação de seu livro variam desde o início do nono século a.C.”[7] As datas para a escrita do livro variam de 83…

História da Teologia Bíblica do Antigo Testamento (I)

CENTRO DE ESTUDOS PRESBITERIANO CURSO DE TEOLOGIA BÍBLICA. AULA 01: História da Teologia Bíblica do Antigo Testamento (I) Prof.  Rev. João Ricardo Ferreira de França
INTRODUÇÃO:
            A Teologia Bíblica é uma disciplina que hoje tem gozado de uma certa dose de descobrimento nos centros acadêmicos, temos visto o surgimento de novos teólogos bíblicos na atualidade; o nosso curso aqui vai se concentrar em compreender esta disciplina e sua atualidade na vida da igreja de hoje. I – DEFINIÇÃO DE TEOLOGIA BÍBLICA:
Podemos definir esta disciplina como “aquele ramo da teologia exegética que lida com o processo da autorevelação de Deus registrada na Bíblia.”[1] . Outro erudito nos apresenta uma visão basilar sobre a Teologia Bíblica: A teologia bíblica é basicamente uma disciplina descritiva .[2].
Outro escritor, sendo mais positivo, nos diz que
A Teologia Bíblica define-se basicamente a partir de sua distinção em relação à Teologia Sistemática e à História das Religiões. A proposta fundamen…

A HERMENÊUTICA DA REFORMA

CENTRO DE ESTUDOS PRESBITERIANO www.centrodeestudospresbiteriano.blogspot.com.br . A HERMENÊUTICA DA REFORMA. Prof. Rev. João França* Introdução: No estudo anterior estivemos avaliando a história dos primórdios da interpretação das Escrituras. Vimos como o Antigo Testamento foi interpretado e também observamos os primórdios da interpretação cristã do Novo Testamento até os primeiros pais da igreja. Neste estudo iremos continuar a nossa jornada interpretativa em três importantes períodos da história da interpretação: A Idade Média; o período da Reforma Protestante e por fim, avaliaremos a interpretação atual. I – A INTERPRETAÇÃO BÍBLICA NA IDADE MÉDIA. Consideremos agora o período da Idade Média no que respeita a tarefa da interpretação bíblica. Kaiser lembra-nos que neste período “muitos membros do clero, sem falar nos leigos, eram ignorantes até mesmo sobre o que a Bíblia dizia”.[1] Neste tempo “A interpretação foi amarrada pela tradição, e o que se destacava era o método alegórico.”[2] A …